Segredos simples que boicotam a perda de peso

segredos-simples

Um dos Segredos simples que boicotam a perda de peso que a maioria dos especialistas esconde.

Diz respeito ao controle da insulina e da Leptina. E neste artigo à medida que discorrermos sobre o tema iremos desvendando estes segredos.

A explicação mais adequada está nos fenômenos que ocorrem sob a ação dos estímulos provocados pelos alimentos que comemos.

Sempre tive muita curiosidade sobre os fenômenos que causam alterações no corpo. Como magreza e obesidade.

Queria saber quais eram os segredos que fazia com que umas pessoas tinham tanta dificuldade para perder peso e outras não. Sempre me perguntava o que fazer para emagrecer sem sacrifícios. Pois achava que havia uma solução para isso.

Ultimamente tenho notado que a maior dificuldade para emagrecer ocorre por que as pessoas estão com o metabolismo baixo.

E isso significa estarem com insensibilidade a esses dois hormônios.  Nessa condição realmente é difícil perder peso.

Pois um deles, a leptina, é responsável pelas mensagens de informação ao cérebro sobre a quantidade de gordura armazenada.

E quando o organismo está insensível a este hormônio o cérebro interpreta que seu corpo está com níveis de gordura abaixo do normal.

A primeira coisa que o cérebro faz é abaixar ainda mais o metabolismo para acumular todas as energias absorvidas da alimentação.

Algumas pessoas dizem que comem verduras se exercitam, mas o peso tende a permanecer o mesmo.

É fato que enquanto estiver com o organismo no modo de economia comer verduras e se exercitar não resolverá o problema do excesso de peso.

Para perder peso é necessário acelerar o metabolismo. E isso só é possível mudando os hábitos alimentares até normalizar a sensibilidade à insulina e a leptina.

Ao longo dos próximos parágrafos vou mostrar algumas maneiras de desvendar os segredos da perda de peso e mostrar qual a ciência para emagrecer sem sacrifícios. Também vou te falar algumas verdades sobre como perder o peso em excesso. Aproveite o conteúdo.

Desvendando os segredos simples que boicotam a perda de peso

segredos-simples

Dietas e regimes não dão resultados em longo prazo. Surtem efeito apenas temporariamente, até que o sistema de armazenamento do organismo seja ativado pelo efeito da restrição alimentar.

Dieta é um conceito falho, não se mantém para sempre, mas um estilo de vida saudável, sim.

Quando falo em estilo de vida saudável. Refiro-me a regras e condicionamentos que devemos adotar em obediência ao ritmo biológico natural de nosso corpo.

Sim. É isso mesmo que eu quis dizer!

Devemos respeitar as exigências biológicas de nosso organismo.

Comer os alimentos certos nos tempos certos exigidos pelo organismo. Fará com que ele encontre seu caminho rumo ao equilíbrio metabólico naturalmente. Dessa forma o organismo sai do modo de armazenamento e ativa o modo de queima calórica natural.

O consumo de carboidratos simples e refinados. Como massas, doces, pães, bolos, grãos e farináceos. É o principal fator responsável por colocar o organismo na condição de desequilíbrio energético.

Por que eleva as taxas de glicose sanguínea cotidianamente a ponto de destruir os receptores de insulina nas células musculares e do fígado. Dificultando seriamente o emagrecimento.

Isso mantém o organismo no modo de armazenamento e todo esforço será anulado pela grande quantidade de energia oferecida diariamente.

Este é um dos segredos simples que boicotam a perda de peso e leva obesidade.

O corpo se acostuma com os excessos?

Nenhum organismo quer ser gordo ou magro, apenas quer ter seu peso ideal. E é o que o corpo faz o tempo todo. Ele luta para manter seus níveis ideais de gordura corporal.

A alteração da forma física pelo acúmulo de gordura corporal em excesso está relacionada principalmente à alimentação errada.

Praticar uma alimentação verdadeiramente correta corrige esse problema. E evita voltar ao ciclo do perde-e-ganha.

Quando comemos de maneira errada.  Principalmente quando comemos alimentos que provocam superávit energético (hiperglicêmicos) em nosso corpo. Sem nenhuma atividade física que justifique esse consumo.

Provocamos a diminuição da sensibilidade à insulina nas células musculares, forçando-a a agir de forma mais intensa.

Esse erro Favorece o armazenamento de gordura e o desenvolvimento de quadros de insensibilidade à insulina e a leptina.

Os resultados são na maioria dos caos o aparecimento do diabetes.

Se continuarmos neste ritmo, iremos praticamente impossibilitar a queima de gordura.

Por que a enzima responsável por isso (HSL) não funciona na presença de insulina no sangue. Permitindo que a enzima “oposta” (LPL) trabalhe tranquilamente armazenando as gorduras.

A maioria das pessoas se engana achando que está seguindo uma alimentação saudável comendo alimentos que as mantém acima do peso.

Enquanto não têm ciência destes fatores hormonais que podem ser responsáveis pela falta de sucesso no emagrecimento.

Mesmo que coma pouco em quantidade seu peso tenderá a um aumento continuo pois o cérebro interpreta que você está em regime de escassez de alimentos.

Enquanto mantiverem em seu cardápio alimentos como carboidratos densos:

(Massas em geral, doces, frutas calóricas, sucos, refrigerantes, bolos, arroz, feijão, batatas, iogurtes normais, barrinhas de cereal, biscoitos em geral, clube social, etc.).

Não obterão resultados nenhum no emagrecimento.

O que fazer para perder peso?

A resposta é adotar um estilo de vida ideal com uma real alteração no modo de ingerir calorias. Essa é uma informação que muitos especialistas mantem em sigilo. São os segredos simples que boicotam a perda de peso que lhes proporcionam vantagens.

Existem calorias boas e ruins.

As calorias boas são as que vêm dos alimentos essenciais como proteínas, gorduras boas e carboidratos fibrosos.

As calorias ruins são as calorias vazias (sem nutrientes) oriundas dos carboidratos simples.

Essas calorias são fornecidas com muita facilidade pelos carboidratos refinados e pelos alimentos de absorção rápida (biscoitos, chips, salgaditos, etc.).

Além de seu alto valor calórico estes alimentos estão  recheados de aditivos alimentares artificiais.

O estilo de vida deve ser flexível. Deve proporcionar movimentação prazerosa do corpo.

Optar por uma alimentação saudável e atividades interativas ante estressantes e principalmente descobrir qual o melhor treino para o seu perfil.

A única maneira viável para perder peso.

A perda de peso real acontece apenas quando se leva em consideração a ação da leptina e da insulina. Sem o controle destes dois hormônios é praticante impossível de se emagrecer. Pois com a insensibilidade a leptina seu cérebro fica sem informações sobre seus níveis de gordura corporal.

Por exemplo, quando seu corpo está insensível a leptina seu cérebro pensa que você está passando fome porque seus níveis de gordura estão baixos.

Nesses casos ele envia uma mensagem à tireoide pedindo para abaixar o metabolismo a fim de armazenar as energias absorvidas.

Assim, mesmo que você esteja acima do peso isso irá ocorrer. E seu peso aumentará ainda mais enquanto você tenta desesperadamente emagrecer.

Qual o melhor exercício?

Os exercícios não surtirão efeitos positivos em condições de insensibilidade aos hormônios acima citados.

Primeiramente é necessário resolver esse problema para depois então partir para a escolha das categorias de exercícios.

Geralmente quando a pessoa deseja perder peso. Quer também aumentar a massa muscular.

Se você estiver na condição narrada nos parágrafos anteriores isso será dificultado.

Uma das razões para essa dificuldade é que quando o cérebro pede a tireoide para diminuir o metabolismo.

O primeiro efeito dessa diminuição no metabolismo é o aumento da fome que libera cortisol no sangue.

O cortisol eleva a glicose no sangue queimando músculos e dessa forma não se chega ao objetivo de aumentar a massa muscular não e mesmo?

Além do mais o aumento da massa muscular só é possível por meio esforço físico. Pois os músculos custam muita energia para o organismo.

O melhor exercício é aquele que além de produzir treinamento real aos músculos possibilite seu crescimento.

Mas enquanto não for resolvido o problema da insensibilidade não será possível o crescimento de músculos. Por que seu corpo estará queimando músculos para obter energia lembra?

A saída para isso é optar por um estilo alimentar que possibilite ao organismo readquirir a sensibilidade a leptina e a insulina. Só então será possível investir no treinamento para crescimento de músculos.

Melhor estratégia para resolver o problema da insensibilidade

Uma alimentação planejada associada a um bom programa de treinamento é o ideal.

Dessa forma alimento e movimento estarão sincronizados de tal maneira a não faltar energia para os treinamentos nem colocar o organismo em alerta por falta de comida.

Adequar a alimentação aos níveis de exercícios é de extrema importância para obter o sucesso na queima de gorduras e criação de massa muscular.

Se a alimentação não for adequada aos treinamentos pode ocorrer o contrario.

O organismo pode entrar no modo de armazenamento.

E conforme o esforço físico começa ser liberado cortisol para quebrar moléculas de glicogênio e os aminoácidos dos músculos  transformando-as em glicose a fim de atender a demanda do corpo.

Quais os segredos simples para perder peso?

Pelo que acabamos de ver nos parágrafos acima. Podemos concluir que o segredo para a perda de peso é simplesmente o controle da ingestão de calorias.

Optar por fontes de calorias boas e evitar as fontes de calorias vazias é a solução para o mistério.

Não estou me referindo à contagem de calorias, muito menos a dietas restritivas. E sim a escolha de fontes de calorias boas que não incida negativamente no equilíbrio hormonal da leptina, da insulina.

Pode parecer simples demais, mas esse é ‘o segredo para perder peso’.

A primeira coisa a fazer para perder peso é rever os hábitos alimentares e verificar se não há necessidades de promover algumas mudanças.

Pois ai está um dos principais segredos da perda de peso.

Geralmente cometemos pelo menos um erro que nos faz entrar no ciclo cruel do excesso de peso.

Para nos orientar em uma tarefa de reeducação alimentar o ideal é seguir um programa que ofereça um bom planejamento e sugestões profissionais de alta qualidade. 

Qual o melhor exercício para queimar gordura e criar músculos?

Existem muitas categorias de exercícios para a perda de peso e criação de músculos. Mas somente algumas realmente dão resultados quando o assunto é queima de gorduras.

Nesse caso o melhor exercício é o que proporciona a queima de gordura de forma eficiente e prolongada.
Uma categoria que tem feito muito sucesso pelos resultados obtidos é a sequência de treinamento intenso e de curta duração conhecida como ‘Treinamento Intervalado de alta Intensidade’.

Os educadores físicos chegaram à conclusão de que treinamentos de baixa intensidade e longa duração.

Dificilmente proporcionam resultados satisfatórios quando se fala em queimar gordura, apesar de melhorarem o condicionamento físico.

O treino Intervalado Intenso é uma combinação de períodos de atividades muito altas com períodos de treinos leves.

Os períodos em alta vão dar um choque nas gorduras e fazer com que seu metabolismo acelere, iniciando o processo de queima de gordura que permanecerá ativo várias horas após o treino.

Pode ser praticado como qualquer tipo de treino cardiovascular. Pode ser feito uma combinação de corrida e caminhada, andando de bicicleta, pulando corda, nadando, fazendo dança aeróbica muitas opções pode ser escolhidas de acordo com seu perfil.

O mais incrível nesse tipo de exercício. É que seu corpo continuará queimando gordura mesmo nos períodos de baixa intensidade ou descanso.

Desde que você imprima o máximo de seu desempenho nos períodos de alta.
Você pode saber mais sobre o treinamento Intervalado Intenso nesse artigo: Como conseguir o corpo de seus sonhos em apenas 90 dias

Benefícios Do Treino Intenso:

  • Pode ser feito por qualquer pessoa em todos os níveis de aptidão física, pois a ideia é aumentar o ritmo gradativamente.

No começo os treinos de alta intensidade podem durar menos, com o tempo a resistência aumenta e o nível de treino também.
• Pode ser feito em qualquer lugar, sem a necessidade de aparelhos profissionais e específicos.
• É um treino que pode ser feito em apenas 5 minutos ou até menos dependendo da intensidade.

Treinos de 15 a 20 minutos dão resultados incríveis.
• Tem a capacidade de continuar queimando gordura após o treino por até 49 horas.

Resumindo…

Os segredos simples que boicotam a perda de peso está no fornecimento de uma alimentação rica em nutrientes de baixo indice glicêmico. Sincronizada a uma sequência de exercícios eficazes. Esa estratégia evita os picos de glicose sanguinea e mantém a sensibilidade a insulina e a leptina. Dessa forma atingir o peso ideal e criar massa muscular consistente torna-se uma questão de decisão.

Muitas pessoas, quando descobrem que o segredo da perda de peso está nese equilíbrio.

E percebem que é possível perder peso, apenas fazendo uso de alimentos funcionais e essenciais ao perfeito funcionamento do metabolismo.

Elas abandonam os vícios alimentares que as levaram ao ciclo do ganho de peso e anima-se com os exercícios físicos.

Essa compreensão é fundamental, pois leva a pessoa a definição de seu objetivo rumo ao emagrecimento desejado.

Assim elas se agarram a ideia e deixam de lado as dietas, os medicamentos desnecessários e outras técnicas que prometem milagres.

Com o tempo essas pessoas aprendem que de fato sincronizar a alimentação ajustada a sequência de exercícios adequados, coroam todos os seus esforços na busca pelo peso ideal com sucesso total.

A partir dessa compreensão tornam-se mais livres e autossuficientes em suas decisões. Se tornam felizes pelo sucesso obtido.

Espero que esse artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, que você deixe um comentário para eu saber que posso publicar ainda mais conteúdo de qualidade, como esse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *