Um vício que ajuda viver mais – Chimarrão gaúcho ou mate paraguaio

Será que existe Um vício que ajuda viver mais? Se você nunca pensou que fosse possível prolongar a vida com um vício. Aqui está um que vai mudar sua maneira de pensar.

Se estiver pensando em encontrar uma maneira de prolongar a vida, então leia este artigo e descubra o vicio que pode te ajudar a viver mais.  Trata-se do Chimarrão Gaúcho, uma bebida quente feita com erva mate.

O chimarrão é um alimento quase completo. É uma bebida excelente para o organismo pelas propriedades nutritivas, antioxidante e pelas vitaminas que possui:

  • C, B1, B2, ácido nicotínico, A,
  • Ácido fólico e derivado do ácido pantotênico;
  • Sais minerais,
  • Proteínas,
  • Saponinas,
  • Lipídios,
  • Enzimas,
  • Açúcares e gorduras boas.

Além disso, a erva mate possui certos componentes indispensáveis à saúde. Como a cafeína, teofilina e a teobromina (presente em maior quantidade no cacau), além de taninos e aminoácidos.

Estes componentes são alcaloides que funcionam como estimulantes do sistema nervoso central.

Estes alcaloides ampliam a capacidade e o vigor do cérebro para desenvolver atividades físicas e mentais.

A grande vantagem é o efeito prolongado desse estimulante sem a ocorrência de efeitos colaterais indesejados como insônia e irritabilidade.

Ação digestiva do chimarrão

Esta planta foi uma descoberta que provavelmente partiu da necessidade de auxilio a digestão já que a região é fria e os seus descobridores se alimentavam de caça e comiam muita gordura.

Uma de suas grandes virtudes é a sua ação quase que imediata no auxilio a digestão. Especialmente quando se come um pouco a mais em churrascos e se sente enfastiado.

Tomar o chimarrão logo em seguida resolve o problema sumariamente. É magnifico, eu já testei inúmeras vezes nas festas que fui depois da comilança.

Além de ser um estimulante natural e auxiliar significativamente a digestão seus componentes produzem efeitos antirreumáticos, diurético e laxante.

Entre os importantes componentes da erva mate também são encontrados os polifenóis que dão as cores e os sabores a alimentos e bebidas derivados de plantas.

Os polifenóis exercem importante ação antioxidante no organismo. Pesquisas recentes comprovam sua ação na prevenção e no combate ao envelhecimento celular. Na prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares.

Além dessas virtudes a erva-mate é rica em flavonoides, um grupo de compostos químicos encontrados naturalmente em certas frutas, vegetais, chás, vinhos, nozes, sementes e raízes.

Os flavonoides não são considerados vitaminas, mas tem funções nutricionais descritas como modificadores de resposta biológica. A maioria dos flavonoides atua como antioxidante. Dessa forma o hábito de tomar chimarrão regulariza os níveis de colesterol.

Um pouco de história sobre o chimarrão

um-vicio-que-ajuda-viver-mais

O chimarrão ou mate é uma bebida característica da cultura do sul do da América do Sul legada pelas culturas indígenas caingangues, guarani, aimará e quíchua.

É composta por um recipiente feito com cabaça denominado cuia. Um caniço de metal com perfurações finas na ponta para filtrar a agua da erva, chamado “Bomba”.  Erva-mate moída e água a aproximadamente 80 Grau Celsius.

O termo mate tem sua origem na cultura quíchua “mati” como sinônimo de chimarrão é mais utilizado nos países de língua castelhana.

O termo “chimarrão” é o mais adotado no Brasil, sendo um termo oriundo da palavra castelhana rio-platense cimarrón.

O termo “chimarrão” pode, ainda, designar qualquer bebida (café, chá etc.) preparada sem açúcar.

Os primeiros povos de que se tem conhecimento de terem feito uso da erva-mate.

São os índios guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai na época da chegada dos colonizadores espanhóis.

E também os índios caingangues, que habitavam o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Misiones.

Da metade do século XVI até 1632, a extração de erva-mate era a atividade econômica mais importante da Província Del Guayrá.

Território que abrangia praticamente o Paraná, e no qual foram fundadas três cidades espanholas e quinze reduções jesuíticas.

O chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerado “erva do diabo” pelos padres jesuítas das reduções do Guairá.

A partir do século XVII, no entanto, os mesmos padres mudaram sua atitude e passaram a incentivar o uso do chimarrão com o objetivo de afastar a população local do consumo de bebidas alcoólicas.

Propriedades medicinais e nutritivas da erva mate (Ilex paragauyense)

Estudos confirmam as diversas prorpiedades medicinais e nutritivas da erva mate. Os pesquisadores detectaram, na bebida, a presença de muitas vitaminas, como as do complexo B, a vitamina C e a vitamina D, e de sais minerais, como cálcio, manganês e potássio.

Combate os radicais livres. Auxilia na digestão e produz efeitos antirreumático, diurético, estimulante e laxante. Faznedo dela um vicio que ajuda a viver mais.

Para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, é indicado tomar o chimarrão nas primeiras horas do dia devido suas propriedades estimulantes que podem interferir no sono.

As saponinas, encontradas em sua composição são componentes da testosterona, razão pela qual melhora a libido, principalmente em homens.

Análises e estudos sobre a erva-mate têm revelado uma composição que identifica diversas propriedades benéficas ao ser humano,  contidas, nas folhas da erva-mate:

  • Alcaloides (cafeína, teofilina, teobromina etc.),
  • Ácidos fólicos e cafeico (taninos),
  • Vitaminas (A, B1, B2, C, e E),
  • Sais minerais (alumínio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais),
  • Glicídios (frutose, glucose, sacarose etc.),
  • Lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.

Um vício que ajuda viver mais – seus efeitos positivos:

  • O estímulo à atividade física e mental,
  • Atua beneficamente sobre os nervos e músculos,
  • Combate a fadiga,
  • Proporciona sensação de saciedade,
  • Não provoca efeitos colaterais como insônia e irritabilidade,
  • Atua sobre a circulação,
  • Acelera o ritmo cardíaco harmonizando o funcionamento do bulbo medular.
  • Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão;
  • Facilita a digestão sendo diurética e laxativa.
  • Tem ação antioxidante, capaz de combater o envelhecimento das células;
  • Elimina estado depressivo;
  • Regulariza a respiração;
  • Promove a sensação de bem-estar e vigor;
  • Regula as funções sexuais;
  • Tem efeitos cosméticos na pele;
  • Previne a arteriosclerose;
  • Previne gripes e alergias;
  • Diminui o colesterol e triglicerídeos;
  • Favorece o emagrecimento;
  • Previne a doença de Parkinson;
  • Combate à celulite;
  • Ajuda na prevenção de diabetes;
  • Faz bem ao coração, por isso ajuda a viver mais;

É considerado ainda um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções cardíacas e respiratórias, além de exercer importante papel na regeneração celular.

As pesquisas indicaram ainda que a erva mate contém praticamente todas as vitaminas necessárias para sustentar a vida.

É uma planta indiscutivelmente especial, já que é muito difícil encontrar em qualquer lugar do mundo outra planta que se iguale ao seu valor nutricional.

Lenda sobre a erva mate

Um vício que ajuda viver mais Toda a tribo tinha partido para a guerra. Mas um homem, por causa de sua idade avançada, teve que permanecer. E ele ficou chorando no alto de uma colina, vendo os jovens guerreiros partir. Ele se lembrava de quando era um valente guerreiro e como, agora, estava fraco e envelhecido. Sua única alegria era sua filha Iari, que já tinha recusado muitos pedidos de casamento para ficar ao lado do velho pai…

Um dia, chegou ao rancho do velho guarani, um viajante estranho, com roupas coloridas e olhos lembrando o azul do céu longínquo. O velho logo percebeu que o homem vinha de muito longe e recebeu o viajante com amizade. Iari foi buscar os melhores frutos da floresta e o mel mais doce das abelhas. O velho índio com os olhos cerrados para lembrar-se melhor das histórias de um mundo afastado no tempo, recordava episódios de sua mocidade. Tudo era feito para que as horas que o estrangeiro passasse naquele rancho fossem agradáveis. No outro dia, com o sol raiando, o viajante já estava pronto para partir. Dirigiu-se então ao velho índio e disse:

– Você é uma pessoa muito boa. E a sua bondade merece ser recompensada. Eu sou um mensageiro de Tupã, espírito do bem. Pede o que quiseres e eu lhe darei.

– Nada mereço pelo que fiz, senhor! – respondeu o guarani. Mas gostaria de um companheiro para a minha velhice, para que minha filha Iari possa casar e formar sua própria família. E só o que eu peço: um amigo fiel que fique comigo e me dê ânimo.

O mensageiro de Tupã sorriu. Em sua mãos brilhava uma planta repleta de folhagens verdes.

O viajante entregou a planta ao velho e disse:

– Deixa crescer esta planta e bebe de suas folhas que você terá o companheiro que tanto deseja. Esta erva traz em si a força de Tupã (por isso é Um vício que ajuda a viver mais) e trará conforto para todos os homens de tua tribo.

E Iari será a protetora das florestas. As caminhadas de guerra serão menos cansativas e os dias de descanso mais felizes.

E desde então, Caá-Iari é senhora dos ervais e deusa dos ervateiros.

Como fazer o Chimarrão

1 – Coloque uma pequena porção de erva no fundo da cuia (mais ou menos meia colher) e depois coloque agua morna, bem esperta (50°Graus +/-), até o gargalo da cuia.

Isso aumenta o gosto da erva no chimarrão.

2 – Mergulhe a bomba na agua e a acomode na cuia como você quer que ela fique. Em seguida coloque erva até encher a cuia e formar um montículo de erva acima de suas bordas.

Depois acerte a erva na cuia moldando-a como deseja.  Pode ser feito com a mão mesmo ou com uma espátula.

Tome essa primeira “cuiada” antes de servir aos seus convidados. Depois pode correr a roda com a cuia e seguir o ritual do chimarrão.

Observações importantes:

  1. Nunca coloque açúcar na erva isso é um absurdo que se comete, matando suas propriedades medicinais e nutricionais.
  2. Também nunca mexa na bomba sob o risco de causar a ira do dono da casa.
  3. Se usar bomba de boa qualidade não é necessário usar filtro para não entupir com a erva.

Importante há dois tipos de preparação da erva:

  • A erva para o mate usado no Paraguai é levemente tostada
  • A erva para o chimarrão usado pelos gaúchos e argentinos é verde e apenas moída.

Resumindo tudo

Então, é isso você acabou de ver que existe sim Um vício que ajuda viver mais, são Informações importantes. Que eu tenho certeza poderá fazer alguma diferença pra você se porventura tiver a intenção de adotar esse vício.

A propósito, se você gostou deste artigo, também vai gostar do artigo da próxima página. Ele fala sobre 2 Ingredientes “Saudáveis” Que Estão Acabando com a Sua Dieta. É intitulado “Diminuidor de Gordura” e você pode acessá-lo aqui: Ir para o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *