Controle o Peso e Viva Mais

Educação nutricional e sua Importância para saúde

educacao-nutricional

A Educação Nutricional é um dos grandes segredos que a maioria dos especialistas escondem. Pois reside nesse segredo sua fonte de lucros com o emagrecimento.

No entanto a importância da educação nutricional para saúde é indiscutível.

Há algum tempo tenho notado um grande sofrimento que não é percebido pela maior parte das pessoas.

Todo mundo se preocupa com a obesidade, mas ninguém percebe que deve se preocupar antes de tudo com a maneira de se alimentar, com os tipos de alimentos que consomem.

Como diz um ditado “Você é o que você come”! Eu acho que faz sentido essa frase, pois nosso corpo é uma maquina de processamento químico.

E de acordo com o tipo de alimentos que ingerirmos será a nossa saúde e o nosso visual externo, o nosso perfil estético.

É fato que muitas pessoas não sabem o que comer e comem pelo paladar e pelos costumes locais.

Muitas vezes deixam de comer o que seu corpo necessita. E comem o que não precisa para sua nutrição apenas por não possuírem os conhecimentos básicos necessários a uma boa nutrição.

Alguns comem alimentos bons, mas comem também os ruins. E muitas vezes os alimentos ruins ingeridos deixam marcas. Como intoxicação e excesso de calorias vazias.

Ao longo dos próximos parágrafos vou mostrar a importância da educação nutricional. Para uma vida saudável e o controle do peso.

E também vou te falar algumas verdades sobre erros alimentares. Aproveite o conteúdo.

Educação Nutricional VS Maus Hábitos Alimentares
Muitas pessoas se alimentam segundo a cultura de onde vivem. E nem sempre essa cultura está correta.

Geralmente ocorrem vícios alimentares difundidos por mitos locais. Que transforma comidas ruins em alimentos sagrados.

Um exemplo disso é costume de comer batata frita em alguns lugares como se esse fosse o melhor alimento.

Percebo que essa é uma grande falha na cultura alimentar das pessoas que acaba levando-as ao excesso de peso.

Elas até fazem exercícios, e se esforçam para manter seu peso. Mas muitas vezes seus esforços são anulados pela maneira errada de se alimentar.

Outro grande problema para a saúde das pessoas. São as decisões erradas que tomam baseados em conceitos equivocados sobre alimentação correta.

Dentre os erros mais sérios, esta a restrição que fazem às gorduras e as proteínas naturais.

Motivadas por mitos ou por costumes errados. Muitas pessoas imaginam que se deixar de consumir carne gorda, manteiga de leite, bacon ou ovos.

Estarão resolvendo seu problema do excesso de peso, o que é um grande erro e já vou explicar por que.

A Importância da educação nutricional para saúde. Para criação de bons hábitos alimentares e para a melhoria da qualidade de vida é sem dúvida enorme.

Os bons hábitos alimentares devem ser frutos de uma boa educação nutricional.

Preferencialmente transmitida ainda na infância. A fim de corrigir e evitar erros e vícios alimentares prejudiciais à saúde no futuro. Mas é algo que também pode ser adquirida depois de adulto.

As crianças são facilmente influenciadas pelos costumes do meio onde crescem. E são induzidas pelo modelo econômico da sociedade onde vivem.

Apesar de intimamente conduzidas pelas preferências individuais.

São fortemente influenciadas pela família e pela interação sociocultural. Como amigos, professores, artistas preferidos, comerciais de televisão entre outros.

Ao adentrar a idade adulta o indivíduo começa a fazer suas escolhas. Afirmando sua personalidade e criando sua identidade cultural alimentar.

Apesar da influência do meio. O que acaba prevalecendo em sua autoafirmação.

São os conceitos adquiridos no seio familiar, cujos costumes induzidos pelas regras do lar e da sociedade envolvente. Moldam definitivamente os hábitos alimentares do indivíduo.

Os conceitos sobre bons hábitos alimentares nem sempre são repassados de forma correta pelo meio familiar.

Devido as muitas mesclagens culturais que acabam por mascarar de forma aleatória e leiga uma dieta precisa e regular.

Muitas vezes os costumes adquiridos são modificados pelo indivíduo por razões de preferências pessoais.

Resultando em novos costumes e assim surgem as variações que na maioria das vezes levam a vícios ou praticas equivocadas.

Por essa razão, quase todas as pessoas necessitam de ajuda profissional. Na elaboração de seu ritual cotidiano para uma alimentação que seja simplesmente correta. Sem exageros e sem deficiência de nutrientes.

A atuação de um profissional habilitado nesse ponto. É de vital importância a fim de corrigir os vícios. E modificar os conceitos leigos com informações equivocadas sobre vários alimentos.

Especialmente as informações que dizem respeito:

• Aos alimentos que devem ser consumidos com maior frequência em função de suas necessidades de diárias,
• Aos que devem ser consumidos apenas esporadicamente e,
• Os que devem ser evitados, garantindo assim, a estabilidade metabólica.

Essas informações nem sempre são pensadas e ministradas didaticamente no ambiente familiar. Por isso se faz necessária a complementação da educação nutricional.

Não se pratica uma alimentação de boa qualidade sem os devidos conhecimentos sobre:

Também não são muito claras as informações sobre as categorias alimentares.

A educação nutricional sistemática e gradativa desde a infância obviamente trará maiores resultados.

Educação nutricional no cotidiano

Mas isso também se torna possível. Quando uma pessoa adulta percebe a sua importância.

E se dedica voluntariamente a absorver novos conhecimentos e abandonar as praticas incorretas.

Nossa sociedade pecou nesse aspecto. Pois não há no sistema educacional uma preocupação exclusiva com essa parte da educação oficial.

Isso gerou adultos sem identidade cultural alimentar. Que vivem a copiar ideias que julgam boas. Mas que às vezes os leva a erros metabólicos importantes inadvertidamente.

Pesquisas oficiais. E observações populares da imprensa. Demonstram os efeitos nocivos da alimentação deficiente em nutrientes.

Cujos efeitos visíveis são as deformações apresentadas esteticamente pela desnutrição escondida.

As mesmas pesquisas e informações midiáticas. Mostram que nas sociedades onde os costumes alimentares são levados mais a sério. Essas deformações estéticas não são visíveis com frequência.

Para a completa formação do organismo é necessário um conjunto complexo de substâncias contidas em várias fontes alimentares.

Em algumas comunidades. O costume alimentar é baseado em dois ou três tipos de alimentos. Como por exemplo, arroz, feijão e carne.  Fato comum no Brasil.

Esse é um erro fatal. Pois o tão “divulgado” arroz com feijão, tido como perfeito para o organismo.

São na verdade fornecedores de altas doses de glicose na corrente sanguínea.

Essa alta taxa de glicose. É capaz de manter os níveis de insulina elevados. Dependendo da quantidade desse alimento ingerida ao longo do dia. E dependendo dos níveis de atividades praticadas pela pessoa.

A alimentação baseada nesse principio é geradora de deficiências e erros metabólicos importantes. Ocasionando malformações e originando doenças por deficiência de nutrientes.

Esse tipo de alimentação leva o organismo ao que se chama de fome escondia. Que leva sutilmente o organismo. A um estado de desnutrição parcial chegando à inanição.

A carência parcial de alimentos fatalmente desenvolverá doenças por falta de nutrientes em sua dieta.

A alimentação é algo que deve ser encarado como peça fundamental na engenharia doméstica. E não apenas uma atividade trivial.

A Importância da educação nutricional é muito grande. Pois introduz corretamente os conceitos sobre a verdadeira alimentação saudável.

Uma boa ideia para se aprimorar a educação alimentar é seguir o programa Tribo Forte. Você pode conhecer este programa ouvindo este Áudio: AFINAL, O QUE ENGORDA (E O QUE EMAGRECE DE VERDADE)?

A nutrição não deve ser vista como algo corriqueiro. E sim como meio de prover o corpo dos nutrientes suficientes para proporcionar boa saúde e disposição para a vida.

Entenda como alimentação saudável. O conjunto de componentes alimentares.

Que resultem em uma perfeita oferta de ingredientes. Necessários à manutenção das condições homeopáticas ideais do organismo.

Tomando como referência um guia alimentar que demonstre como deve ser a alimentação diária.

`Fica fácil proporcionar ao organismo uma alimentação que mantenha seu metabolismo regulado. E permite que você permaneça sempre em seu peso ideal.

Assim a pessoa gera seguramente uma identidade cultural positiva e ideal para sua saúde.

Para que uma alimentação diária seja considerada ideal. Ela deve conter todos os grupos recomendados a fim de garantir os nutrientes fundamentais. Que o organismo necessita para suas atividades normais.

Englobando os macro e os micro nutrientes: carboidratos, proteínas (animal e vegetal) e gorduras animal e vegetal.

Dentre esses grupos temos os que são bons e os que são ruins.
Como por exemplo:
• Os carboidratos RUINS são os simples presente no açúcar, nos sucos, nos refrigerantes, nos grãos, nas massas, nos pães, biscoitos, batata inglesa. Estes são ruins por causa de sua capacidade de elevar as taxas de triglicerídeos e mantê-las em alta.
• Os, NÃO MUITO RUINS, como os carboidratos complexos presentes nas massas integrais, pães integrais, arroz integral, batata doce, aveia, mandioca, etc., Estes também apesar de altamente glicêmicos, oferecem maior resistência na liberação da energia neles contida;
• E os carboidratos BONS são os fibrosos presentes nos legumes e verduras.
• As gorduras RUINS como margarina, gordura trans, óleos vegetais industrializados.
• As gorduras BOAS são as naturais, animal e vegetal, como óleo de coco, azeite de oliva, sementes de girassol, de abóbora, abacate, castanha do Pará, nozes, amendoim, manteiga de leite clarificada (Ghee), as gorduras animais de boa procedência, bacon.
• As proteínas BOAS são as de alto valor biológico como ovo, carnes de peixe, de frango de gado em geral (bovina, suína, caprina, ovina etc.), algumas vegetais são também importantes como vagem, castanhas e nozes.

Nenhuma alimentação é totalmente efetiva na prevenção de doenças. Quando não está aliada a uma vida ativa conciliando alimento e movimento.

Cito aqui o povo HUNZA, descoberto pelo médico Sueco Mac Carrison. Um povo que vive no teto do mundo, nas altas montanhas das cordilheiras do Himalaia.

Este povo apresenta uma configuração completamente diferente em relação ao povo ocidenta. Com ausência total da maioria das doenças existentes entre nós.

Segundo o médico esses fatores estão relacionados ao tipo de alimentos que eles cultivam e utilizam. E com a natureza de exercícios que empreendem diariamente.

Se quiser pode baixar o livro aqui e conhecer melhor essa incrível civilização.

Um pouco sobre alimentação saudável:

Os carboidratos são importantes na alimentação. Mas deve ser feita a escolha dos carboidratos certos para os tipos de atividades escolhidas.

Optando pelos minimamente processados em detrimento de suas versões refinadas.

Pois se uma pessoa sedentária consumir carboidratos refinados, simples, por certo ela terá problemas em sua saúde.

Uma vez que a quantidade de energia oferecida é muito grande. E o dispêndio pelos exercícios físicos é insuficiente para o consumo dessa oferta de energia.

Frutas e verduras são fontes diversificadas de fibras, sais minerais, vitaminas. E fito-substâncias com potencial de prevenção contra várias doenças.

No entanto, nem todas frutas deve ser consumida por quem está em luta pelo controle do peso. O açúcar das frutas, a frutose, joga contra a perda de peso, quando ingeridas em excesso.

Porém, o consumo regular de frutas, nas quantidades ideais é fundamental para o sucesso.

Alguns pigmentos existentes nas verduras e em algumas frutas. São considerados importantes e com ação comprovada na prevenção contra câncer.

Substancias como o licopeno presente na melancia no tomate e potencializado no extrato de tomate são excelentes à saúde.

Ressalvando que as frutas devem ser consumidas com parcimônia. Em casos de pessoas que estejam em processo de emagrecimento.

Pois a frutose, apesar de importante para o organismo não passa pela via da glicose. Principalmente a frutose comercial.

A frutose vai direto ao fígado e é convertida em ácidos graxos elevando os níveis de triglicerídeos no sangue, contribuindo para o aumento de peso.

A inclusão de castanhas, nozes, amêndoas, amendoins na alimentação deve ser estimulada, pois são excelentes fontes de proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras saudáveis.

O ácido linoleico e araquidônico presente no amendoim, por exemplo, são responsáveis pela construção do estradiol que é o hormônio base com o qual o organismo fabrica todos hormônios incluindo os sexuais e da reprodução.

As proteínas constituem a parte mais importante de uma dieta, mais uma vez, ressalta-se a escolha de fontes de proteínas saudáveis que estejam associadas a gorduras saudáveis.

E por fim citamos os grandes vilões que devem ser consumidos com cautela ou mesmo evitados como os alimentos industrializados ricos em gorduras trans e aditivos artificiais.

As gorduras trans estão presentes na maioria dos alimentos industrializados que contenham gordura vegetal hidrogenada, incluindo diversas margarinas, bolachas, bombons, pães, sorvetes, etc.

Não se deve optar por alimentos saborosos e atrativos apenas pelo prazer do paladar, mas sim tomar como premissa o fato de que nem todo alimento saboroso é realmente importante para o organismo da mesma forma como nem todo alimento importante é saboroso.

Por exemplo, o quiabo é o campeão de vitaminas entre as verduras de fruta e é rejeitado por muitas pessoas pelo seu paladar.

Também é importante lembrar-se de um termo popular antigo que diz:

“Comida cria, mas também mata”. Isso quer dizer que todo alimento deve ser ingerido na medida da necessidade.

E jamais de acordo com o desejo, ou simplesmente motivado pelo sabor, aroma ou qualquer outra atratividade que ele exerça.

Convém lembrar que todo alimento ingerido em excesso induz o algum tipo de problema no organismo.

Em muitos casos principalmente aumento energético que por sua vez leva ao aumento de peso pelo armazenamento do excesso em forma de gordura corporal.

O desafio que se apresenta hoje à educação nutricional é o de aproximar esses múltiplos componentes com a finalidade de promover a saúde e a qualidade de vida.

Muitas pessoas, quando descobrem que saber é poder. E percebem que conhecendo os alimentos certos e os errados para a sua nutrição podem ter mais saúde e mais disposição.

Naturalmente elas adotam um estilo de vida alimentar correto abandonando os velhos hábitos alimentares.

Com o tempo essas pessoas mudam seus hábitos alimentares e abandonam os costumes antigos que as mantinham presas por força dos hábitos culturais.

E passam a viver uma vida melhor, comendo bem sem perder seu condicionamento físico como antes.

Não há melhor condição de vida do que uma vida saudável sem a necessidade de dietas ou medicamentos.

E esse privilegio pode ser adquirido com a regulagem natural do metabolismo por meio de uma verdadeira alimentação saudável.

Não tem nenhum segredo basta buscar o conhecimento e praticá-lo.

Espero que esse artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, que você deixe um comentário para eu saber que posso publicar ainda mais conteúdo de qualidade, como esse.

No vídeo abaixo você ficará sabendo como Queimar Gorduras Abdominais com sucesso:

 

 

Sair da versão mobile